Warning: mysql_query(): No such file or directory in /home/vagaspj/www/wp-content/themes/wp-bootstrap-starter/post-blog.php on line 410
Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/vagaspj/www/wp-content/themes/wp-bootstrap-starter/post-blog.php on line 410
Warning: mysql_fetch_assoc() expects parameter 1 to be resource, bool given in /home/vagaspj/www/wp-content/themes/wp-bootstrap-starter/post-blog.php on line 411
O mercado brasileiro deverá ter um déficit de cerca de 530 mil profissionais de diversas áreas de tecnologia até 2025. O levantamento é da Google, com dados e participação da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia (Brasscom), divulgado nesta quarta-feira (31). No estudo, há a previsão de que 53 mil pessoas vão se formar entre 2021 e 2025, mas a demanda por novos profissionais será de 800 mil.
A falta de habilidades digitais do Brasil o coloca na terceira posição entre os países do G20 que mais desperdiçam a oportunidade de aumentar o PIB.
O levantamento também mostra que do total de startups participantes do estudo, 92% acreditam que faltam profissionais de tecnologia no Brasil. Por conta disso, sentem que a inovação nos negócios é prejudicada de tal forma que pode ameaçar o futuro da empresa. “A falta de habilidades digitais do Brasil o coloca na terceira posição entre os países do G20 que mais desperdiçam a oportunidade de aumentar o PIB”, destaca a Google no texto da pesquisa.
Pela pesquisa, as áreas que apresentam os maiores déficits de profissionais e novos talentos são segurança da informação, inteligência artificial, arquitetura de nuvem, organização de TI e automação.
O que tem gerado a escassez:
O Google diz que ouviu startups, executivos e profissionais da área que listaram os motivos que geram a escassez de mão de obra qualificada no setor. Alguns causadores são:
– O ensino de pensamento lógico está defasado nas escolas brasileiras;
– Existem grandes barreiras para pessoas negras e mulheres no mercado de tecnologia;
– O mercado de TI no Brasil não desenvolve o número de profissionais seniores que deveria;
– A dificuldade de conseguir o primeiro emprego em tecnologia faz com que os jovens busquem outras áreas;
– Existem grandes limitações para pessoas de regiões distantes dos grandes centros do país;
– Existem condições muito mais atrativas internacionalmente, esvaziando o mercado nacional.
Para André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina, “são muitas vagas e poucos profissionais qualificados para atender às atuais necessidades do mercado”.