Planos e Preços
Para empresas
Profissionais PJ
Buscar vagas
LinkedIn
WhatsApp
A Reforma Tributária tem como objetivo propor um sistema tributário mais transparente, simplificando o processo de arrecadação sobre a produção e a comercialização de bens e a prestação de serviços. Neste momento, segue em fase de regulamentação, aguardando apreciação do Congresso Nacional para efetivação da primeira Lei Complementar que vai instituir os novos tributos.
A Reforma Tributária já foi aprovada?
Sim, a PEC 45/2019 que promove a Reforma Tributária foi aprovada e promulgada em Emenda Constitucional 132 em 20 de dezembro de 2023 e sancionada pelo Presidente da República em 16 de janeiro de 2025.
A EC 132/2023 é considerada a espinha dorsal da Reforma Tributária, e agora em 2024, vem sendo trabalhados alguns projetos de lei para que tudo o que foi proposto inicialmente seja regulamentado em leis complementares, ou seja, normatizando o novo sistema de tributação.
O projeto de regulamentação da reforma PLP 68/2024 foi sancionado e convertido na Lei Complementar 214/2025 em 16 de janeiro após sanção do Presidente da República. A alíquota geral do IVA estimada é de 28%, dividindo-se 18,70% de IBS e 9,30% de CBS.
Michel Batista, contador e especialista tributário da Contabilizei, destaca que a alíquota estimada em 26,5% já pode ser considerada um grande feito do processo de regulamentação, pois a princípio, a alíquota estimada era de 27,5% com poucas chances de ser reduzida durante a regulamentação. O que se acreditava, é que a alíquota seria ainda maior, chegando perto dos 30%, considerando a quantidade de exceções que foram propostas até a primeira etapa de aprovação da regulamentação. Além de ter sido reduzida, ainda foi proposto uma trava nesta carga tributária, como um mecanismo para impedir que a alíquota geral ultrapasse esse percentual. Algo que ainda também será apreciado pelo Congresso.
Quando começa a valer a Reforma Tributária?
Após aprovada, haverá a transição do sistema tributário atual para o novo durante 7 anos.
O anos de 2025 será dedicado à regulamentação e adaptação a Reforma Tributária, envolvendo a elaboração, debates e promulgação de leis complementares, como já comentamos acima. Os impactos práticos, por sua vez, começarão a se manifestar a partir de 2026.
Abrir empresa grátis é com a Contabilizei
A contabilidade completa para você profissional PJ.
Alerta de Vagas semanalmente direto no seu whatsapp.
Abrir CNPJ grátis
Nos últimos anos, o trabalho remoto deixou de ser uma tendência emergente para se tornar uma realidade consolidada no mu...
Trabalhar de casa pode ser uma vantagem significativa, mas também apresenta desafios únicos. Para manter sua produtivida...
Quem vai abrir um CNPJ em TI deve estar ciente de que há atividades que podem ser MEI e atividades que devem ser microem...
O que é CNAE? CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Trata-se de um código utilizado para iden...